São de 19
quilômetros de pista duplicada, o acesso sul traz uma ponte de 140 metros sobre
o rio Potengi. Foi inaugurado no dia 3 de julho de 2018, pelo governador
Robinson Faria. A iluminação da via foi feita com lâmpadas de Led (mais
econômicas). Com a finalização do Acesso Sul, de acordo com do DER/RN é que o tempo de deslocamento entre
a parte sul da Região Metropolitana de Natal e o Aeroporto Internacional GovernadorAluízio Alves, no município de São
Gonçalo do Amarante foi reduzido à
metade. Com o novo acesso, quem vier pela BR-304 a partir do município de
Parnamirim ou da zona Sul de Natal poderá acessar a nova pista pouco depois
dos acessos à cidade de Macaíba.
Com a entrega da via, empreendimento encerra o projeto inicial de integrar duas rodovias federais (BR-304 e BR-406) ao terminal aéreo. O orçamento total da obra foi de R$ 94 milhões. A via foi construída a partir da BR-406, em Ceará-Mirim, e tem seis quilômetros de extensão. As obras de construção dos acessos ao aeroporto foram iniciadas em 2013. O planejamento era de que fossem entregues até junho de 2014, antes do início da Copa do Mundo, mas apenas um dos trechos foi concluído. As obras do lado Sul, em razão de problemas envolvendo desapropriações e ajustes no projeto, acabaram sofrendo diversos atrasos.
De acordo com o Departamento Estadual de Estradas e
Rodagens (DER) o trecho que vai da Reta Tabajara, na BR-304, em Macaíba, até a
rotatória que dá acesso ao terminal, abre uma rota alternativa e desafoga o
trânsito nas pontes que ligam a Zona Norte da capital às outras regiões da
cidade. Caminhões e carretas, que antes atravessavam a cidade para chegar à BR-304,
por exemplo, poderão usar esse acesso para escapar do tráfego da cidade.
FONTE – RN AGORA
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